Projetos concluídos

 

 
 
Sunset rainbow

Análise de rede de dispersão de sementes: modularidade e mecanismos subjacentes

Interações mutualistas envolvendo polinização e redes mutualistas de formigas apresentam-se diretamente ligadas a grupos de espécies em módulos. Sabe-se, porém, que tal modularidade é frequente na dispersão de sementes, provavelmente porque a pesquisa existente geralmente aborda somente um grupo taxonômico (por exemplo pássaros).

Pela primeira vez pesquisamos o padrão de interação de um sistema que inclui mais de um grupo taxonômico de dispersores de sementes, sua modularidade e seus mecanismos subjacentes. Encontramos que a rede é aninhada e modular, apresentando cinco módulos distintos. Nossa pesquisa sobre os mecanismos subjacentes mostrou que valores de traços de plantas e animais são associados a módulos específicos, porém o efeito filogenético é limitado. Assim, o padrão de interação nesta rede é somente explicado parcialmente pela história evolutiva. Concluímos que a modularidade emerge da combinação da história filogenética e da convergência de traços entre espécies não-relacionadas do ponto de vista filogenético, moldado pela interação de tipos de agentes dispersores.

 
birdbook2.JPG

Balthasar Dubs, Birds of Southwestern Brazil

(Catálogo e guia de aves do Pantanal Matogrossense e áreas adjacentes)

Um dos primeiros livros guias de aves da região foi compilado na Fazenda Barranco Alto - Balthasar Dubs, Birds of Southwestern Brazil.Catalogue and Guide to the Birds of the Pantanal of Mato Grosso and Its Border Areas

Você pode navegar por este e muitos outros livros na biblioteca da pousada.

 
LUC_5651.JPG.jpg

Analysis of evaporative lakes in Nhecolândia, pantanal basin, Brazil.

Apresentação sobre evaporação e geologia dos lagos.

NederlandsPortuguêsDeutschEnglish